Translate

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A modesta fagulha


O colonial, no cair da manhã, recolheu carvão e serrou madeiras. O trabalho, nos fornos, surgia judiado e suado. A transpiração, no sabor do verão, via-se acirrada!
A colocação de lenha, no preenchimento de fornos, exigiu cortes. A motosserra, na ferocidade, facilitou a difícil tarefa. A centelha verificou-se acesa da carvoaria ou máquina!
O proprietário, como trabalhador, entendeu a jornada de rotina. O sol inclemente ressecava ambiente e materiais. O espanto, no imprevisto, arrolou-se na presença de fogo!
A energia, da coisa nenhuma, descortinou-se incontrolável. A faísca, no quente e suave vento, alargou chamas nos materiais. As labaredas, no repentino, alcançaram amplitudes!
A tentativa de aniquilar, de forma individual, traduziu-se na impossibilidade. A vizinhança viu-se alardeada e reunida. Os bombeiros, no desespero e pressa, foram chamados!
A ímpar devastação, na tragédia, propagou-se pelos hectares. Os brejos, campos e matos foram esquadrinhados. A brisa inviabilizou combates. Os prejuízos foram incontáveis!
A ocasional precipitação, no desfecho do dia, consentiu o domínio. A arrasada terra despontou o poder do fogo. A singela fagulha, numa migalha, desfraldara o extermínio!
Histórias de sinistros, nas prevenções, narram-se comuns nos meios rurais. As famílias, na tenra idade, ensinam filhos a não brincar com chamas. O fogo revela-se incrível arma!
O calor, no descuidado e ingênuo, favorece o fogo.  As ideias, na semelhança das centelhas, propagam convulsões e transformações!

Guido Lang
“Crônicas das Colônias” 

Crédito da imagem: http://blogdomarcondes.cimm.com.br/