Translate

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O assombro no preço


O colono, pai de família, trabalhou o mês inteiro. O capricho e dedicação despontaram intensos às vacas. O leite, na propriedade, revelou-se o principal papel produtivo!
O colonial, a exemplo, forneceu leite desde o dia primeiro do mês passado. A conta, no mês subsequente, recebeu no dia quatorze. Dezenas de dias sem ver a cor do dinheiro!
Os litros, no mercado, foram certamente vendidos. O dinheiro recolhido à empresa e tributação. O produtor, na conta, pode comprar no ínterim artigos e rações!
A surpresa, no lanche do mercado, consistiu em averiguar o valor recebido. O produto, na carência de explicação, baixara sete centavos dos oitenta e cinco das receitas!
O sobressalto observou-se grande. A frustração assistiu-se maior. O jeito foi pagar água, luz e rancho. O mês acabou zerado na impossibilidade de alguma sobra!
A fala consistiu: “- A rapaziada carece de poupar produtores. O produto, no aumento generalizado de preços e diminuição da produção, reduziu-se em expressivos centavos!”
O comentário seguiu-se: “- As conversas, nas assembleias da entidade cooperativada, discorrem apenas em milhões e bilhões. Os colonos remuneram nos malvados centavos.”
“A ideia consiste em pagar pouco para afixar os produtores no negócio. Os coitados desdobram-se e judiam-se para avolumar dezenas de reais nos vergonhosos centavos!”
O desânimo e desestímulo abriga-se na baixa remuneração. Os associados, na carência dos benefícios trabalhistas diretos, mostram-se funcionários indiretos na fabricação!
A situação origina a debandada das colônias. Uns labutam mais com razão de outros poderem trabalhar menos. A baixa concorrência permite a imposição e submissão!
A exploração, pelos atravessadores, subsiste como velha sina. A estreita sobra, no contexto da sobrecarga tributária, dificulta investimentos e melhorias!

Guido Lang
“Crônicas Coloniais”

Crédito da imagem: http://revistaculturacidadania.blogspot.com.br/