Translate

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Os atilados princípios


Os pais, filhos das colônias, costumam nortear as preferências. Os filhos, na eleição da “cara metade”, costumam receber modestas contribuições. As instruções, no universal, alternam-se de famílias. A apreensão reside na boa direção, fortuna e ocorrência.
A altivez e riqueza, na sucessão, entram no altivo cálculo. Os elementos, na espécie masculina, costumam ser um parceiro de analogias (origens), poupador e trabalhador. Os exageros, nos vícios (bebida, cigarro, jogo e volúpia), incorrem na agonia e indigência.
O conselho, na qualidade feminina, sucede na mulher astuta, econômica e laboriosa. A confissão, na elevada conta, entra: “- Não adianta o marido trazer de carroça os frutos e a mulher desperdiçar de avental os proveitos”. O cuidado, na virtude, incide na sabedoria.
A obstinação, no parco tempo, costuma incorrer na felicidade matrimonial. A dificuldade reside na existência própria de concorrente. O número, no perfil, reside na acentuada redução. O desejo, no juízo do benefício, versa em “usufruir do alheio suor”.
Os amores e gostos incidem no racional. Um bom conselho equivale a ouro. Os pais, na larga experiência, precisam nortear os caminhos dos brotos. Os exatos amigos, na essência, são os progenitores. As equivocadas escolhas resultam em imerecidos aborrecimentos.
As orientações, na tradição oral, incidem na transferência da sabedoria familiar. A adequada direção abrevia o aglomerado de amuamentos e experimentos.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://estudos.gospelmais.com.br/

A bênção divina


A mulher, desamparada pelo esposo, precisou educar sozinha os (três) filhos. A periferia urbana, na dificuldade do mantimento, careceu de adsorver o afinco do enamoramento. A dita-cuja, na carência afetiva, “faiscou quarta filha na aventura”.
A prevenção, no arranjo do anticoncepcional e preservativo, submergia no ignóbil cálculo. A minúcia arrolou-se na final gravidez. Os experimentos, na supressão da vida, advieram na aguçada ação. Os chás, no anseio de induzir aborto, sobrevieram na ingestão.
A forte guria germinou no contratempo. O recurso, na presença, foi cuidar e criar o tenro ser. O verdadeiro pai ignorou o fruto. As pessoas, no imperativo dos encargos, habituam esvaecer dos custos. As aventuras, no vigor do anseio, cunharam abundante biografia e conto.
A genitora, na velhice, recorreu ao auxílio. A bênção divina, nas cruciais horas, recaiu na cruz de acorrer e delongar dias. O antigo encargo, na jovem, acudiu em divina mão. A vida aplica curiosas e estranhas aulas e ciências. Incumbências caiem na classe de mistérios.
Os aniquilamentos, nas existências, incidem no desperdício e pena da consciência. Melindrosos artifícios, nas implicações e prejuízos, determinam sensata avaliação e execução.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.reab.me/