Translate

domingo, 31 de janeiro de 2016

A agilidade do ofício


O criador, na lida da propriedade minifundiária de subsistência, mostrou a habilidade do ofício. A memória, na instrução dos antigos, efetuou extraordinária diferença. O rebanho, no criatório e tambo, distinguiram gênese e proliferação dos bezerros. As vacas, na inseminação artificial, sucederam-na geração e efetuação da gestação. Os terneiros, no cá e lá, exigiram condução e cuidado. O engenhoso, na fraqueza dos seres, conduziu as unidades aos quadrantes. O ensaio, nos pastos e potreiros, advinha no itinerário e utilitário. A minúcia, no dedo umedecido (em leite e ração), mostrou-se artifício e vício. O empurra, no baseado da corda e força, descreve avaria e inaptidão na empreitada. O alvo fácil, no lampejo do dedo, viu-se maneira simples do arrasto. O análogo, em humanos, aplica-se no modelo. As pessoas, na extensão do dinheiro, alienam cadáver e íntimo. A minudência, no acanhado, delineia competência da ciência e profissão.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.beefpoint.com.br/

A banal indagação


O agricultor, no conjunto da propriedade, erigiu açudes. A ideia, na instalação de pesque e pague, afluía no intento. O investimento, nas exigências da legislação, alterou direção. Os diques, no atributo das águas, foram povoados de alevinos. Os peixes, no escasso tempo, fizeram a alegria da produção. Os aventureiros, nos silêncios das noites, avançaram na caça do alheio bem. Os ousados, no feitio de amigos, conhecidos e vizinhos, incidiam na clássica bisbilhotice. A existência, em peixes, acorria na indagação. O possuidor, no genérico, sobreveio no custo e manutenção. As idas e vindas, na usual circulação, repetiam-se na habitual interrogação: como vão os peixes. O esvaziamento, em certo tempo, caiu nos diques. A renovação, no repovoamento, faltou na aquisição e processo. Os habituais curiosos, no baque, desinteressaram-se na criação. A ciência, nas ambulações das cercanias, ocorria nos dúbios fins. Os ladrões, na dimensão das vantagens, andam informados das ocorrências.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia7373/construcao-de-viveiros-cursos-cpt.jpg

O cotejado alvo


A residente, na enviuvada senhora moça, caía na fortuna. A casa, criação, poupança, terra e veículo (novo) incidiam na riqueza. O cônjuge, no excessivo esforço da faina, contraiu achaque e morte. A solidão, na deficiência afetiva, açoitou íntimo. O choro, em semanas, calhava pela morada. A condição civil, de descompromissada e disponível, despertou atenção e interesse. A condição financeira, em achegada ao benefício e pensionista, avigorou caça dos oportunistas. O cômodo par, no aforado, alertou arrojados e desonestos. Os caçadores, em desamparadas, assumiram “aparências de mutuca” (em bailados da melhor idade). Os estranhos, em apartados e solteirões, ensejaram conversas e olhares. As propostas, no ativo ou velado, afluíram na “maior cara de pau”. A solitária, no modesto tempo, avultou afeição, associação e proteção. O elegido, no auto do falecido, circulou nas linhas e vias. O defunto, na cova, debelou mudado de bruços. O ente, na extensão de posses, acha-se ansiado e cotejado.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.internetar.com/
The house of Mark Zuckerberg.
Imagem meramente ilustrativa. 

O anseio universal


O galã, na manha da psique, conviveu na multiplicidade de companheiras. O namorador, na cancha de bailados e eventos, convivia na fartura das afeições e cooptações. Os mormaços, nas multíplices vagabundagens, sucediam na rotina. O sujeito, nas esquinas e retiros, vivia nas atrações e namorações. O caso, na experiência, detectou jeito banal. O preceito, na eliminação das ressalvas, advinha entre abastadas ou carentes, instruídas ou simples, rurais ou urbanas... As companhias, no padrão da índole, amavam afagos e elegâncias. As apaixonadas, na afinidade dos apreciados, idolatravam ganhos e presentes. As lembranças, em adereços, dinheiros e fragrâncias, caíam no anseio universal. Os coleguismos, na acobertada permuta, transcorriam no volume das graças. Os humanos, na vivência, criaram “comércio persa”. A grana, no direto ou indireto, compra emoções e ofícios. A vida, na variedade dos jeitos, instrui princípios capitais. Os indivíduos, no assaz ou parco, advêm em preço.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://mulher.uol.com.br/